terça-feira, 2 de novembro de 2010

A História do Menino do Hospital

Quando crianças nós ouvíamos diversas histórias, aquela do menino que mentia e o nariz crescia, do lobo mau, e também dos porquinhos. Inusitado que em todos eles o final era sempre feliz. Realmente, quando criança tudo é tão bom, tudo é tão alegre.

Quando estamos crescendo e entendendo melhor o mundo em que vivemos, presenciamos muitas coisas que não são boas, que não são felizes, que não são como as histórias que a mamãe contava toda noite, pois é a dura realidade.

É a hora que trocamos os brinquedos pelas ferramentas, as histórias de todas as noites para encarar a realidade de peito aberto.

Foi assim comigo, foi desta forma que vi a dura e trágica realidade, com os mesmos olhos que agora veem este texto sendo escrito.

Era 2007, eu estava no hospital por ter sofrido um acidente enquanto ajudava meu pai, nada grave, apenas uma ponta do dedo. Para uma cirurgia desse porte, era preciso permanecer no hospital por alguns dias ou semanas. Assim fiz, dividi quarto com um bombeiro que tinha sobrevivido de um infarto e com um ex-policial que tinha quebrado o braço em três partes. O que um menino de apenas 14 anos estava fazendo lá? Era para estar na escola estudando, conversando com os amigos, jogando bola ou vídeo game. Portanto, posso dizer que eu não trocaria aquele dia no hospital por nenhuma das citações anteriores.

O quarto onde permaneci um pouco menos de uma semana ficava de frente com uma porta onde estava escrito: “Não entre sem autorização”. E como não é nenhuma novidade, fiquei curioso em saber o que tinha atrás daquela porta.

Nos poucos dias em que fiquei no hospital, eu reclamava todo dia que não aguentava mais ficar naquele clima, até quando descobri o que estava atrás daquela porta. No começo vi diversos aparelhos e vários médicos conversando. Eu me levantei lentamente e fui beber água só para olhar mais de perto e vi um garoto ligado aos aparelhos que vira anteriormente. Ele estava sorrindo, como isso é possível?

Depois eu procurei saber qual era o problema daquele menino e descobri que ele não conseguia respirar por conta própria, precisava dos aparelhos para respirar, era algo muito grave e sem muitas opções para se fazer. Me deparei com os médicos conversando com os pais do garoto, ouvi o médico dizendo:” Para a vida do seu filho existem três opções. 1º - Ele terá de viver o resto da vida dele no hospital com a ajuda dos aparelhos. 2º - Vocês terão que comprar um aparelho igual ao que tem no hospital, só que portátil, para ele poder sair, ter uma vida melhor, o problema é o preço, que é muito caro. 3º - Desligamos os aparelhos e ele para de sofrer.” No mesmo momento que ouvi essas palavras eu me senti mal, me arrependi de reclamar por ter que ficar 4 dias naquele hospital, o menino talvez ficaria a vida toda.

A partir desse dia, passei a enxergar melhor o lado bom da vida, passei a reclamar menos dos problemas e das dificuldades, aprendi a dar valor para a vida. Toda vez que encontro obstáculos, penso nessa história, a história do menino do hospital.

Eu não sei o que aconteceu com ele, não sei qual a decisão dos familiares, mas eu agradeço por ele passar por minha vida, ele pode até não estar no mesmo mundo que nós, mas o sorriso dele diante das dificuldades mudou a vida de alguém, mudou a minha vida.

@reshoji

Um comentário: